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Vai fazer um sorteio?
Leia isso antes, com certeza vai te ajudar!

abstrato com logotipo do facebook 52683 26639 - Vai fazer um sorteio? <br>Leia isso antes, com certeza vai te ajudar!

O sorteio é uma ótima forma de dar uma movimentada nas suas redes sociais, porém, se não for bem planejado, só lamento, não vai dar certo!

Em primeiro lugar, os resultados esperados de um sorteio são: aumento de seguidores, engajamento instantâneo e engajamento residual.

Vou ser bem breve, normalmente em um sorteio a regra básica são siga nossa página/perfil e faça outra ação.

O sorteio é bom, mas deve-se ter um cuidado especial pós-sorteio para diminuir a quantidade de Seguidores Fantasmas <- aproveite para ler também!

Assim que você faz um sorteio normalmente você vai ter o aumento de seguidores e engajamento e se você não fizer algo para reter esse pessoal, toda a ação será revertida em prejuízo para você.

Você terá mais seguidores e menos engajamento, consequentemente a sua relevância nas redes sociais vai cair.

E como o facebook vai avaliar sua página depois do sorteio.

Ele vai analisar de forma fria, como todo robô faz, ele vai pegar o número dos seus seguidores o número do seu engajamento e deduzir: Huumm… essa página cresceu 1.000 seguidores, mas apenas 20 continuam engajados nas postagens, ou seja 97% de rejeição.

Mais importante, lá se vão alguns pontos de qualidade de página!

Vou contar sobre uma das minhas experiências com sorteio e até dar umas dicas de como maximizar seus resultados e o mais importante tentar te blindar dos erros que já cometi ?

Fazer o que, acontece rsrsr!

Vamos lá!

Um belo dia você acorda e aparece lá nas suas notificações, fulano de tal te marcou em uma publicação. Você abre e “paaa” um belo sorteio pra ganhar um produto sem vergonha que não da nem vontade de participar, mas como foi seu amigo que marcou você finge que nada aconteceu e vida que segue!

Normalmente é isso que acontece, as empresas sorteiam alguns brindes sem pensar no real valor que isso teria para seus seguidores e na imagem que a empresa passa.

Resumindo o que eu quero dizer, imagine uma loja enorme de papelaria sorteando um caderno de R$5,00

Ou um supermercado sorteando uma cesta de café da manhã de R$20,00.

Isso passa a imagem de miséria, desespero ou despreparo.

Por exemplo, imagine uma faculdade sorteando 1 ano de um curso, ou uma empresa de viagens sorteando uma vaga para a praia.

Nesses últimos dois casos, o fator “Ingresso esgotado” compensa o valor de 1 vaga não preenchida, pois da pra diluir esse “Prejuízo” para todos os outros integrantes do curso ou da viagem.

Mas voltando a explicação vamos ao exemplo.

Um amigo meu tem uma garagem de carro, depois de conversar um pouco decidimos fazer um sorteio.

O Sr. E. disse o seguinte:  

 – Vamos fazer um sorteio e o prêmio vai ser dinheiro como sempre fizemos, daí a gente tira foto do ganhador e coloca nas redes sociais.

O valor do sorteio era de R$200,00 reais, no duro! Sem enrolação nem pegadinha, você participava e poderia ganhar.

As regras eram, marque 5 amigos, curta nossa página, compartilhe essa postagem, não pode marcar empresas nem perfil privado e no dia do sorteio seu perfil tem que estar público para avaliação das regras.

E o resultado foi… que rufem os tambores …

Acertou, CA-TAS-TRÓ-FI-CO.

O meu amigo Sr. E. investiu 200,00 reais e obteve mais ou menos 100 comentários na publicação e um alcance de 300 pessoas.

Agora, vamos fazer umas contas.

200,00 de prêmio / por 100 comentários = R$2,00 por comentário.

Ou 200,00 de prêmio / por 300 pessoas alcançadas = R$0,66 por pessoal alcançada

Já adianto que, de longe isso é um custo muito alto para esse tipo de ação.

Como as ações no marketing digital tem o benefício do rastreamento decidi fazer uma análise de concorrência, ver o que já estava sendo feito, ver quais os resultados que estavam obtendo e o pulo do gato foi pensar em: De que forma a empresa do Sr. E. iria ajudar os participantes do sorteio.

Tinha que ser algo que os participantes percebessem o quanto a empresa queria ajudar.

No momento tínhamos a alta no preço da gasolina, se me recordo foi num período que houve o primeiro grande aumento do valor.

Lembro que foi a primeira vez que ela havia atingido a marca de R$ 4,30.

Fizemos então um sorteio valendo um Tanque Cheio.

As regras haha as mais simples possíveis, digite eu quero e compartilhe a postagem.

Já vou te mostrar o resultado, mas antes deixa eu explicar estratégia por traz disso.

  1.  Um tanque de combustível para carros de passeio, tem em média de 40 a 50 litros, deixamos claro que estávamos oferecendo 40 litros de combustível, logo R$ 4,30 x 40 = 172,00 – mais barato que o valor do sorteio anterior.
  2.  O prêmio de R$ 200,00 é visto como uma quantia de dinheiro, e não como um produto de valor. Eu sei que não faz muito sentido, mas acredite oferecer o tanque cheio fez toda a diferença. A necessidade, o produto e o termo mais falado naquela época era gasolina.
  3.  As regras facilitadas aumentam as chances de ter participantes, pedir para marcar 1 amigo é válido, mas isso já diminui a quantidade de pessoas que irão participar, digo isso por que já fiz muitos sorteios e em 80% dos casos, usando as mesmas páginas e os mesmos prêmios os resultados foram menores na medida em que eu adicionava regras na participação.
  4.  A expectativa com esse sorteio não era vender carros, era alcançar o maior número de pessoas e tínhamos como método para atingir esse resultado o compartilhamento da postagem.

Em resumo esse foi o resultado de um sorteio bem pensado, desde o produto, a expectativa de resultado e a forma de atingir esse resultado.

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De forma orgânica, atingimos mais de 42 mil pessoas, com 1089 compartilhamento, isso significa que cada compartilhamento gerou uma média de 39,3 novas pessoas vendo essa publicação.

Dois dias depois o Sr. E. informou que foi efetuada uma venda de um carro, o cliente no ato da compra disse que conheceu a garagem pelo sorteio, entrou na página que estava alimentada com postagens dos carros, contatou a empresa pelo Facebook, visitou a empresa e comprou o carro.

Ou seja, além do ótimo resultado na divulgação ainda houve a venda de um carro, e isolando o resultado da venda do carro.

R$ 172,00 de custo para vender de um carro com certeza é um ROI positivo.

Bom, encerro por aqui essa breve explicação, qualquer dúvida deixe seu comentário, prometo responder todos ?

Até a próxima!

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Estratégias · Mídias Sociais

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