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Meus Seguidores Morreram?

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Eu tenho certeza que você já se perguntou: Eu tenho muitos seguidores, mas nenhum deles compram nada!

Meus Seguidores Morreram?

Fica tranquilo, isso ocorre em 99,9999% das pessoas que tem uma página ou um perfil nas redes sociais.

Mas porque isso acontece?

Primeiro vamos identificar que tipo de seguidores existem.

Por enquanto vamos dividir em duas partes, seguidores engajados e seguidores “fantasmas.”

Como assim seguidores fantasmas?

Funciona assim, esse fantasma é uma pessoa que a um bom tempo não engaja com suas postagens e conforme o tempo passa ela vê cada vez menos o seu conteúdo

Até chegar ao ponto de não ver mais nada e isso mata a sua relevância nas redes sociais!

Vamos pegar como exemplo o Instagram, a estratégia mais básica de conseguir seguidores, é seguir um monte de pessoas, e pela “reciprocidade” eles te seguem de volta.

Ok, todo mundo faz, porque eu não posso fazer?

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Vamos comparar essa estratégia na vida real.

Você tem a sua loja e durante todo o dia você fica na porta falando “oi” para todo mundo que passa, e de forma muito simpática deseja bom dia para todos e convida um por um a entrar na sua loja.

Vamos ser sincero, quantas vezes você já pegou um panfleto na rua só por que não queria ser mal educado?

Pois é, a situação é a mesma!

Essa pessoa vai entrar na sua loja, você vai anotar ela como um número positivo “novo seguidor” e ficar todo feliz porque no final do dia conseguiu 30 ou 40 seguidores a mais.

Mas é aí que mora o problema, essa ação vai gerar um seguidor fantasma!

O Instagram e Facebook prezam muito pela experiência do usuário e isso já deve ter acontecido com você.

Você segue um perfil, nos primeiros dias aparecem algumas postagens dele, se você deixa o like nas fotos, comenta ou compartilha, o Instagram entende que esse perfil é relevante para você, caso contrário depois de um tempo, você deixará de ver as postagens desse perfil.

Agora eu te pergunto.

Você tem 1.000 seguidores no seu perfil / página e engajamento de 800 pessoas, e o seu concorrente tem 10.000 seguidores e engajamento de 800 pessoas, qual perfil o Instagram vai dar preferência ao exibir no topo da lista ou como sugestão quando alguém fizer uma busca?

Vamos lá!

1.000 seguidores e 800 pessoas engajadas = 80% de engajamento

10.000 seguidores e 800 pessoas engajadas = 8% de engajamento

Correr atrás de seguidores é igual é coisa de amador!

Repete comigo

Correr atrás de seguidores é igual é coisa de amador!

Você pode até não gostar do que vai ler, mas,

Seguidores não pagam suas contas!

Seguidores não são indicadores de qualidade!

Seus seguidores fazem parte de um grupo de indicadores que definem a qualidade do seu perfil, e estão muito longe de ser a única métrica que deve ser analisada, e de maneira nenhuma deve ser o único objetivo a ser alcançado

A não ser que você seja um blogueiro, aí sim, os seguidores são a sua moeda de troca! Mas isso fica para um próximo tema.

E como resolver isso?

Não vamos chorar pelo leite derramado!

Em primeiro lugar, você vai definir quem são as pessoas que você quer atingir. Essa escolha você vai fazer baseado em produto mais vendido e perfil do cliente que mais compra esse produto.

Exemplo: Meu produto mais vendido é X e normalmente quem compra esse produto é a pessoa Y, mas ele compra quando está precisando solucionar o problema Z.

Então você vai criar uma postagem que fale para a sua pessoa Y que a solução do Z é usando o X.

Presta muita atenção

Você não vai fazer uma imagem com o produto X, colocar o preço e forma de pagamento.

Isso por que o seu cliente vai ver essa postagem no momento de “lazer” e não vai ver a sua postagem na hora em que ele precisa da sua solução.

Para isso temos o Google Ads.

O seu cliente vai ver a sua postagem e absorver que vai precisar do seu produto quando ele estiver na situação Z.

Vou exemplificar!

Hoje eu acordei e ao ligar o carro ele não respondia, na mesma hora peguei o celular e fui ver na internet o que poderia ser e digitei os seguintes termos no Google: Meu carro faz “tec” mas não liga. Meu carro não aparece a luz do painel.

Logo em seguida recebi a lista de oficinas aqui da região, e o que me fez escolher ligar para a oficina 1 e não a 2 foi a proximidade virtual que eu tinha com aquela oficina pela sua página.

Eu sempre via postagens com mensagens bem claras “Fique tranquilo com a xxxx” “Pode contar sempre com a xxxx.”

Diferente de produtos de vendas rápidas, quando temos um serviço ou produto com um ticket médio alto, temos a tendência de sempre pesquisar o histórico da empresa, as avaliações e comentários negativos.

Se manter próximo das pessoas nas redes sociais cria uma familiaridade com a marca, e com certeza ajuda o seu cliente na tomada de decisão.

Repare que no momento que eu precise de algo, eu recorri ao Google e não ao Facebook o Instagram.

Porém o que me fez tomar a decisão no google foi a influência constante no Facebook das ações dessa oficina!

Creio que tenha ficado bem claro o que são seguidores fantasma e como resolver.

Ficou alguma dúvida deixe seu comentário, prometo responder todos eles 🙂

Até a próxima!

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Estratégias · Mídias Sociais

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